Ao grande poeta Antonio Manoel Abreu Sardenberg,

extensivo à Rita Bello e à grande família do Site Alma de Poeta!

 

Quatro anos são passados! Perto de 1.500 dias de constância cultural, de fraternidade, alegrias, pequenos descaminhos que a vida se nos oferece e, sobretudo de respeito e dedicação. Estou me referindo ao Site Alma de Poeta, nascido na “Cidade Poema”, São Fidélis, e gerido pelo brilhante poeta Sardenberg e equipe. Duas comemorações virtuais e duas reais! Grandes projetos e acontecimentos inesquecíveis: merecida condecoração concedida pela Câmara Municipal de São Fidélis, numa Justa Homenagem, o nascimento de Lucas, a rápida recuperação de Marlene, amiga querida e de alegria contagiante, novos projetos somados aos inúmeros já existentes, a inenarrável visita a São Paulo tendo por anfitrião Hildebrando Lamberti e família, além dos amigos e poetas paulistanos...

 

As inimitáveis e criativas formatações de Rita Bello, acrescentando maior beleza aos conteúdos culturais, novos poetas de grande quilate somando-se aos já existentes... Mais leitores, muitos leitores!

 

Leitores que contemplam e meditam. Entre os sentidos, a visão reina soberana, complementada pelo sentido interior da imaginação de todos e de cada um. Uma vez que estão localizados no espaço e duram no tempo, esse espaço pode ser contínua e repetidamente revisitado.  Como se fora um mesmo livro que pode ser consultado quantas vezes se queira, um mesmo quadro pode ser visto tanto quanto possível. Sendo objeto imóvel, é o leitor que o procura, escolhe-o e delibera sobre o tempo que o desejo lhe faz dispensar a ele. Nele, não existe o passar das horas...Enleva-se, sonhos são acalentados, reflexões se cruzam dada a variedade de temáticas! E o leitor se implode na subjetividade que se mescla na hipersubjetividade de infinitos textos num grande caleidoscópico tridimensional, onde cada novo nó e nexo podem conter outra grande rede numa outra dimensão.

 

Enfim, trata-se aí de um universo inteiramente novo que parece realizar o sonho ou alucinação borgiana da biblioteca de Babel, uma biblioteca virtual, mas que funciona como promessa eterna de se tornar real a cada click do mouse.

Cada texto tem o seu sabor. A prova disso é o leitor estar sempre a utilizar metáforas nos seus registros no Grande Livro de Visitas!

 

Os textos unem autores e leitores tão bem integrados que os dois se confundem e se tornam elemento único no contexto. Os dois se fazem uníssonos e o poema se torna um teto para uma co-habitação harmônica. E o Site Alma de Poeta jamais findará, pois o que o eterniza é a sua leitura. Seus poetas e leitores são a matéria-prima com que se ergue a arquitetura mais admirável que já conheci.  

 

Sardenberg consegue refazer a experiência simbólica do outro, cavando-a no cerne de um pensamento que é teu e é meu, por isso universal. Nos conduz à pesquisa de imanência do eu no outro, e do outro no eu, o símbolo. Seja pela metáfora, pelo símbolo ou pela alegoria, a poesia moderna brasileira nos traz a possibilidade de ver o mundo por outro ângulo – pela força inusitada da imagem plurissignificativa, que nos desafia nos instiga e que, por fim, fatalmente nos conquista pela genialidade dos que nos  oferecem textos cujo processo de significação se dá apenas em resposta ao ativo engajamento perceptual e cognitivo do leitor. Isto implica dizer que cada leitor "escreve" seu próprio sentir.É aquele que a princípio tem uma leitura da tradição da poesia e que sobre ela saiba adicionar a sua identidade. Não é aquele que apenas detém um conhecimento enciclopédico da história da literatura, mas que acrescenta um dado novo a essa tradição, ou seja, é aquele que avança que dá nova significação para o mundo. O valor de um poeta contemporâneo é ter uma atitude abissal em termos de renovação, mesmo que isso, por limitações às vezes de formação cultural ou pelo fato de sermos brasileiros, seja relativo em termos absolutos. É preciso ter um compromisso de renovação da história da poesia pelo menos no seu nicho cultural, na sociedade, no Estado e principalmente no seu idioma. Um bom poeta é aquele que sabe se distanciar de si. De que modo? Lendo os seus antecessores, mas que ele também saiba dialogar com eles, acrescentando sua voz pessoal. E tudo isso e muito mais Alma de Poeta contém em seu âmago!

 

Para encerrar, já que as palavras estão quase desaparecendo para expressar meus sentimentos, só posso dizer: FELIZ ANIVERSÁRIO PARA TODO O SEMPRE!

 

 

Maria Granzoto

Arapongas / PR


 

 

 


"As quatro estações do ano"


O site "ALMA DE POETA" no mês de Agosto completa quatro anos de existência, como cada ano tem quatro estações, cada estação tem três meses, ele sempre nos promoveu a cada estação, uma série de atividades, aproximando-nos deste modo num grande ciclo, semelhante a Roda do ano, na qual vivenciamos as quatros grandes estações em nossas caixas de entrada, com exuberantes atividades, exposições e apresentações culturais, com grandes benefícios para a literatura do Brasil.

Como consta nas escrituras da bíblia, Deus na sua infinita sabedoria, criou as estações do ano para as pessoas se programarem para o movimento de translação da Terra, para saberem o que plantar, o que colher, e em que época fazer tudo isso, Deus a criou para auxiliar o homem em seu trabalho.

Na verdade, se as estações fossem as mesmas durante todo ano, tudo seria muito mais monótono e talvez até insuportável, obrigando o homem e os animais a migrarem constantemente de latitude para obter as variações climáticas.
Quem bolou isso, não preciso dizer, você deve saber.

Primavera : primo vere : princípio da boa estação
Verão : veranum tempus : tempo da frutificação
Outono : tempus autumnus : tempo de ocaso
Inverno : tempus hibernus : tempo de hibernar

Deus criou as quatro estações após o dilúvio, nos dias de Noé,

A cada 4 anos, as 6 horas excedentes da translação são reunidas num dia a mais ... ocasionando o início das 4 estações do ano para nós, caminhos são traçados, rumo a novas eras, numa seqüência de gerações, cada vez mais aprimoradas..

Vai nesse contexto minha carinhosa mensagem de participação:


"As quatros estações do ano"


Se me disseres que adoras o Inverno, eu pinto-me de cinzento e cubro-me de neve até congelar o meu coração…

Se me disseres que amas a Primavera, eu salpico-me de verde, penteio-me com flores e derreto-me de amores…

Se me disseres que o Verão é tudo para ti, eu choro até que se forme um mar, eu peço ao sol para me escaldar e incendeio-me de desejo…

Se me disseres que o Outono te faz bem, eu rabisco-me de castanho, eu dou à brisa tamanho e cubro-me com as folhas que caem como se eu fosse a terra que pisas…

Eu faria tudo isto, todo o ano… só para ter sempre o site *ALMA DE POETA* perto de mim!

(missantipatia)



Designer Rita Bello, meu Poeta Rei Antonio Manoel Abreu Sardenberg



Recebam neste dia tão importante e especial, a minha mensagem de alegria e gratidão pelo aniversário do site.
Que suas escritas, rimas, poesias e trovas brilhem por mais este ano,e nos que ainda estão por vir.

Com carinho e estima

Hildebrando Lamberti
 

 

 

 

 

 

 

Querido irmão de sonhos

ANTONIO MANOEL ABREU SARDENBERG



     Está se aproximando a data em que o magnífico Site ALMA DE POETA e seu criador,o advogado, poeta e escritor ANTONIO MANOEL ABREU SARDENBERG ultrapassarão mais um ano de vida.

     É no dia 18 de agosto que cantaremos o “Parabéns a você”, o que, em duplo aniversário, por um motivo justo, alteraremos o título da composição e cantaremos “parabéns a vocês”, felizes, por podermos vivenciar um momento tão importante para o Site e para o querido irmão de sonhos, SARDENBERG.

     Completando o seu 4º aniversário em pleno funcionamento, como, sem dúvida nenhuma, um dos mais importantes veículos divulgadores das letras e das artes da atualidade, ALMA DE POETA se firmou no cenário cultural do país alcançando o maior sucesso possível e imaginário, para orgulho de todos aqueles que direta ou indiretamente dele fazem parte.

     Contando com uma admirável plêiade de literatos de primeiríssima qualidade, ALMA DE POETA merece festejar as relevantes conquistas, bem como todas que certamente alcançará por muitos e muitos anos.

     Além do patrimônio cultural de ALMA DE POETA também faz parte do seu tesouro a querida e ilustre webmaster RITA BELLO que, com sua competência indescritível enriquece sobremaneira o Site, dando-lhe mais porte de nobreza, ilustrando maravilhosamente bem os trabalhos literários nele contidos, valorizando ainda mais o que já é de excelente qualidade.

     Em meu nome e da União Brasileira de Trovadores, Seção Rio de Janeiro, parabenizo o ilustre literato ANTONIO MANOEL ABREU SARDENBERG por seu aniversário e pela sua importantíssima criação, o Site ALMA DE POETA, instalado no dia 18 de agosto, o presente maior de seu criador, que tem trabalhado em prol da cultura e descoberto e prestigiado tantos poetas e escritores, divulgando e valorizando suas composições.

     Estendemos os nossos mais sinceros parabéns à RITA BELLO pela imensa colaboração que tem prestado a ALMA DE POETA, ao SARDENBERG e a todos nós que temos o privilégio de poder participar do site e privar de suas amizades.

     Com os mais efusivos parabéns aos aniversariantes, almejamos que Deus proporcione ao SARDENBERG, à RITA e aos seus familiares tudo o que se fizer necessário para uma felicidade plena e infinita, com muito sucesso extensivo a ALMA DE POETA, o nosso "Santuário Cultural".

     Aos irmãos de sonhos integrantes de ALMA DE POETA, aos queridos amigos SADENBERG, MARLENE e RITA, os mais calorosos aplausos, da amiga que muito os admira, respeita e preza,



Maria Nascimento Santos Carvalho

Rio de Janeiro - RJ

 

 

 

 

 

 

 

Meu pai: Sabemos o quanto o site Alma de Poeta é importante para você! Temos acompanhado desde o início a sua dedicação e podemos afirmar com toda a certeza que dificilmente alguém se entrega com tanta determinação a um projeto como você se entrevou a esse espaço virtual. E à medida que o site vai evoluindo as amizades vão sendo conquistadas de forma surpreendente. Quantas vezes já ouvi você falar do site Alma de Poeta com a felicidade estampada no rosto? Quantas vezes ouvi você falar dos seus amigos do site como se essa amizade já existisse anos e anos a fio? Tudo isso, meu pai, é fruto de um sonho, cuja realização só foi possível graças a dedicação extraordinária que você soube imprimir nessa empreitada. Formou com a Rita Bello uma dupla dinâmica que tem como único propósito levar ao mundo a poesia e mostra ao universo que o Brasil é e sempre continuará sendo um país onde a poesia canta e encanta. Parabéns para mais esse aniversário a você e minha mãe, extensivo a minha irmã Andrezza, ao Julio e ao meu afilhado Lucas e a todos os seus queridos amigos da internet.

 

 

Seu filho e nora Matheus e Hariani.

Formiga - MG
 

 

 

 

 

 

 

 

Pai: Sabemos que no dia 18 o senhor estará comemorando duas datas especiais: seu aniversário e o aniversário do site Alma de Poeta. Confesso que no início fiquei um pouco enciumada com ele. Achava que você dava mais atenção para o site do que para todos nós da família. Hoje entendo perfeitamente o seu objetivo e o quanto esse site é importante para você. Através dele você conquistou inúmeros amigos e muitos deles nossos amigos também (especialmente o Hildebrando que sempre está em contato conosco querendo saber notícias do Lucas). E se já éramos um admirador de sua determinação e de sua forma determinada de encarar a vida, hoje o admiramos muito mais ainda, pois sabemos o quanto você é capaz de construir sonhos e conquistar amizades sólidas e verdadeiras. Temos muito orgulho de você. Nesse 4º aniversário quero deixar o meu forte abraço a todos os seus amigos leitores e poetas, especialmente a Rita Bello, responsável pela beleza do trabalho do site. Continuaremos torcendo por você e temos certeza de que o Alma de Poeta continuará crescendo e conquistando a cada dia mais espaço no mundo virtual.

 

Um beijo dos seus filhos Andrezza e Julio e seu neto Lucas.

São Fidélis - RJ

 

 

 

  

 

 

 

Queridos Sardenberg e Rita Bello


Foi com muita satisfação que recebi o convite de vocês para participar

 do quarto aniversárIo do SITE ALMA DE POETA.
Mais uma vez foram muito felizes com a escolha do nome.

PARABÉNS...
As Quatro Estações me lembram sempre de: METAMORFOSE
E metamorfose me lembra transformação...

Vamos comemorar o quarto aniversário do SITE

QUATRO ESTAÇÕES!

Também podemos metaforicamente dizer

A VIDA !!!! NO QUARTO ANO DO SITE ....


Quatro anos de vida ...
Legal...

Primeiro ano CARINHO ___________ OUTONO

Segundo ano AMOR ___________ INVERNO

Terceiro ano HARMONIA _________ PRIMAVERA

Quarto ano FORÇA _________ VERÃO


QUE ESSE QUARTO ANO SEJA COMEMORADO COM MUITA FORÇA...

FELICIDADES

DIRCE SALÉH

 

 

 

 

 

Querido Poeta
Felicidades en Tu Aniversario
Te desea
Ana Maria Zacagnino
http://www.zacagnino.com
 

 

 

 

 

 

 

 

Sabe o que acho mais fantástico na internet? É poder conhecer pessoas, que por estarem geograficamente distantes, seria muito difícil isto acontecer pessoalmente.
Conhecer pessoas, foi uma das coisas gratificantes que o site Alma de Poeta me trouxe. Só que desta vez conheci pessoas especiais, pois são sensíveis e inteligentes, apreciam ou escrevem poesias.
Conheci o site logo no inicio. Pude comemorar os outros 3 anos e agora tenho o privilégio de comemorar o 4º aniversário do Alma de Poeta. Já me sinto parte dele.
Parabéns Sardenberg e Rita pelo sonho realizado e o sucesso do trabalho de vocês. Parabéns também aos poetas que fazem parte desse trabalho e obrigada por embelezarem a vida de nós leitores.
 


Patrícia Marques
Belo Horizonte
 

 

 

 

 

 

Meu agradecimento a essa casa que nos recebe todo dia. Em todas estações do ano com muito carinho. Primavera, Verão, Outono e Inverno. Temos as quatro estações aqui dentro. Recebemos flores, tomamos cafezinho, alimentamo-nos e nos aquecemos com palavras, amizade, fraternidade. Parabéns Sardenberg, Parabéns Rita, Que esse site continue a nos envolver sempre com a beleza, o calor, o aconchego e alimentando nossa alma. Parabéns Sardenberg, Parabéns Rita!
 


Mensagem De Suely Lopes

 

 

 

 

 

Parabéns Poeta Sardenberg pelo 4º aniversário do Site Alma de Poeta!

É motivo de muito orgulho para mim, tê-lo conhecido e desfrutar da sua amizade.

Este site merece nossas reverências pela beleza, qualidade e pela obra poética que desfila em seu conteúdo. Extendo meus aplausos a todos que constroem esse espaço virtual tão brilhantemente.

Felicidades!

 

Rosaura Campos

Betim/MG

 

 

 

 

 

 

 

 

É com muito orgulho que participo da comemoração de 4 anos do site Alma de Poeta. Durante todo este tempo, venho acompanhando essa trajetória de glórias. Desejo tanto a você, quanto à Rita - minha irmã, todo o sucesso e reconhecimento que vocês merecem. Um brinde a tudo de bom e de puro que existe dentro de vocês e que esta união de talentos - Sardenberg e Rita - fique cada vez mais fortalecida, proporcionando a todos os seus leitores o melhor da Poesia!

 

 

Ione Tambasco

Belo Horizonte - MG

 

 

 

 

 

 

 

 

  

 

 

Pessoas Especiais
 


Pessoas Especiais como você, não são donas de si, pertencem aos que amam.
Compartimentam o coração para poder melhor dividí-lo entre os que amam.
Pessoas especiais como você, têm ouvidos na alma, para melhor escutar as agruras aos que amam.
Pessoas especiais como você têm braços de infinito para melhor abraçar o sorriso
e as lágrimas daqueles a quem amam.
Pessoas especiais como você têm em si a essência da amizade,para perfumar o mundo com amor verdadeiro.
Pessoas especiais são como fadas, como anjos , com dedos de condão para tocar com magia o semblante dos que amam.
Pessoas especiais são dádivas de Deus para abençoar os caminhos daqueles que cruzaram os seus.
Que bom que te encontrei!
Você não é especial...



VOCÊ É ESSENCIAL!!!

(desconheço a autoria)


Rosalina
 

 

 

 

 

 

 

Quero desejar a todos os membros, amigos, colaboradores do ALMA DE POETA,

muitas felicidades, sucesso cada vez maior e, que continuem a nos brindar com verdadeiras obras de arte das letras  e as magníficas formatações da Rita Belo.


Com todo o meu carinho
 


Sila Maria.

 

 

 

 

 

Homenagem ao Site Alma de Poeta


Prezado Poeta Sardenberg e Webdesigner Rita Bello,
 


na ocasião deste 4º aniversário do Site Alma de Poeta e aniversário do Poeta Sardenberg, quis fazer uma homenagem diferente para vocês, dando visibilidade e registrando na minha coluna visão cultural do Jornal Macaé News o maravilhoso trabalho, que realizam com os projetos do Site Alma de Poeta, em prol da cultura brasileira. Com este objetivo realizei uma entrevista com o poeta e jurista Sardenberg, na qual pretendi que ele detalhasse os projetos desenvolvidos pelo Site Alma de Poeta, para os meus leitores, e amigos, coisa que ele fez com a sabedoria e simplicidade digna dos grandes mestres. Consegui captar nesta entrevista momentos de indizível emoção do poeta Sardenberg, que tenho certeza emocionou os leitores e amigos do site e da coluna e nos surpreendeu, numa demonstração de generosidade, divulgando no Site, que tanto admiro, o nosso projeto cultural desenvolvido no Jornal Macaé News e, quem acabou ganhando um belo presente fui eu, que além de ter o privilégio de contar com um amigo querido e um ilustre Poeta contemplando a minha coluna com a sua cultura, competência e elegância, tive a demonstração de carinho de amigos, como Margot, Hildebrando e tantos outros, que ainda quero ter o prazer de conhecer. A entrevista foi uma maneira de agradecer também, o carinho da família Alma de Poeta pelo período de convivência cultural, saudável e alegre, que mantivemos durantes estes 4 anos de existência do Site.
Gostaria de parabenizar portanto, Sardenberg, Rita Bello e todos os poetas, trovadores e escritores, que participam dos magníficos projetos do Site Alma de Poeta e pela luta em prol da preservação, divulgação e valorização da cultura brasileira. Agradeço, especialmente, ao Poeta Sardenberg pela entrevista concedida ao Jornal Macaé News e pela acolhida sincera e amiga que sempre recebi do Site Alma de Poeta.
 


Nelma Rubim Gonçalves Dias
Colunista Cultural do Jornal Macaé News

Entrevista  no Jornal Macaé News - coluna de Nelma Rubim

 

 

 

 

 

 

Comemorarmos juntos esta data, é motivo de muito orgulho para todos nós que acompanhamos a trajetória dessa HP cheia de encantos e de um riquíssimo conteúdo literário. Desejo que essa data seja festejada com muito amor e fraternidade, coisas que aprendemos com esse artesão das Palavras, Antonio Manoel Abreu Sardenberg! Felicidades! Sucesso!

 

 

Salete Mendes

Rio de Janeiro - RJ

 

 

 

 

 

Com muita emoção venho trazer meus votos de mais sucesso, mais glorias e mais alegrias, em retribuição ao tanto que o Site Alma de Poeta fez em nossas vidas. Trouxe-nos a poesia nos momentos mais importantes, transformou-nos em grandes amigos virtuais e nos orgulhou pela seriedade do trabalho que apresenta não só ao Brasil, mas ao mundo. Meu carinho e votos de que estejamos muitas e muitas vezes juntos comemorando novas datas,
 


Marylu

Belo Horizonte - MG

 

 

 

 

 

 

"Queridos Sardenberg e Rita Bello,


Parabéns pelo quarto ano de existência do site Alma de Poeta! É de grande valor o esmero em fazer deste lugar o melhor com as poesias, a amizade, o bom humor e as belíssimas formatações.
Sou uma grande fã de vocês.


Um grande abraço,

 


Yvonne Falkas"
 

 

 

 

 

 

 

 

 

Parabéns pelos 4 anos do Site Alma de Poeta! Nossa família congratula-se nessa comemoração, desejando ao nosso estimado amigo Poeta Sardenberg e a nossa querida Ritinha muitos anos de merecido sucesso.

 

 

Marlene Bello e Família

Juiz de Fora - MG

 

 

 

 

 

 



   Sardenberg, parabéns pelo seu aniversário e o aniversário do site Alma de poeta. Que Deus nosso Pai lhe dê vida longa, saúde, paz e, principalmente mais amigos. Nunca desista de escrever, a palavra escrita permanece e você faz isso muito bem. Escrever é procurar entender, e reproduzir um sentimento que nasce dentro do coração...Estou grata a Deus, por me deixar encontrar o Alma de Poeta e me trazer de volta os sonhos de menina ,e também por ter tido a oportunidade de conhecer poetas de alta categoria que estão nesse site maravilhoso... Suas poesias são cheias de luz e esplender , são o reflexo do seu interior"!! Parabéns! tenho certeza que cada vez que temos poetas do seu nível, teremos mais felicidade e esperança num futuro melhor !! Desejo que você Antonio Sardenberg continue esse homem puro com o coração de menino e que ainda possamos festejar muitos outros anos de perfeita harmonia poeta e poesia...Sabe que precisamos de pessoas assim como você para fazer parte de nossa vida...Sua casa de poesia está cada dia mais atrativa e maravilhosa, você e Rita Bello sabem como fazer o nosso dia ficar mais iluminado a cada nova formatação. Não há como explicar sua sensibilidade e talento, por mais que tente não encontro palavras para descreverte, só posso deixar meu aplauso! E desejar que a sua poesia continue iluminando nossos dias, nessa entrega de amor em poesia ....Você engrandece qualquer espaço cultural!!!!....Parabéns...parabéns...parabéns!



Hilda Darbelly
Rio de Janeiro - RJ

 

 

 

 

 

 

 

Amigo Sardenberg
 


Parabéns por mais um ano divulgando a arte literária e nos brindando com a beleza e emoção de suas poesias, que transmitem o romantismo de sua alma poeta.


Parabéns Rita Bello pelo talento e beleza de sua arte.


Infinitas bênçãos.
Meu carinho


Marilda Ternura

Rio de Janeiro - RJ

 

 

 

 

 

 

 

 

Caríssimo poeta e amigo Sardenberg.


No 4º aniversário de seu magistral site, essa belíssima criação que, em tão poucos e fulgurantes anos, já encantou e encanta milhares de amantes da poesia, quero deixar registrado aqui os meus parabéns! E meu grande abraço por tão importante acontecimento de nossa mais recente alma literária. Deverei estar no exterior até o início de setembro próximo, mas não poderia deixar de registrar aqui não apenas minha satisfação, mas também os meus votos de vida longa ao Alma de Poeta e muita saúde e felicidade a você, o idealizador e construtor do admirado site, juntamente com a artista e poeta Rita Bello.

 


Parabéns amigos! E muito grato!


amilton

 

 

 

 

 

 

É com muita alegria que trago meus sinceros cumprimentos ao amigo Poeta Sardenberg e da nossa querida Rita Bello, pela comemoração dos 4 anos desse espaço poético que tem como marca registrada a divulgação da Poesia pelos quatro cantos do mundo.
Minha homenagem vai em forma de desejo que o sucesso seja sempre uma constante nessa trajetória literária.

 

Um forte abraço,

 

 

Gilson Campos

Juiz de Fora - MG
 

 

 

 

 

 

Estou enviando um mimo de presente ao quarto aniversário do Alma de Poeta.
Que tenha sempre muito sucesso, leve a alegria e prazer a todos, arrecadando sempre mais felicidades às suas vidas.
Feliz Aniversário!!
Beijos Meus

Nany Schneider (Betty Boop)

 

 

 

 

 

 

Música: Outono - Djavan